24 de outubro de 2012

NOTICIAS SOBRE O MENDIGO DE CURITIBA


 Mendigo de Curitiba foi internado em clínica de reabilitação

 O ex-modelo Rafael Nunes, 31 morador de rua em Curitiba, foi internado por volta das 14h30 deste sábado (20) em um clínica de reabilitação de Araçoiaba da Serra (122 km de São Paulo). Ele ficou conhecido esta semana como “mendigo de Curitiba” depois que uma moradora da capital paranaense o fotografou e divulgou a foto no Facebook. A imagem foi compartilhada milhares de vezes nas redes sociais. Nunes está a caminho da cidade paulista.




O jovem é usuário de crack

Em entrevista ao UOL, o presidente da clínica onde o jovem foi internado, Valter Lattanzio, disse que a família procurou a instituição para pedir ajuda. “Mandamos uma equipe de profissionais nossos até Curitiba e, lá, eles encontraram o Rafael, nas ruas. Eles fizeram a abordagem e o jovem a aceitou”, afirmou.

Conforme o empresário, o ex-modelo “se encontra em estado de intoxicação” e será submetido a tratamento --que pode chegar a até oito meses --gratuitamente, dentro de um programa social da clínica no qual, de acordo com Lattanzio, estão outros 30 pacientes.

Nesta tarde, Nunes passará por uma avaliação de médicos do local a fim de ser definido o tipo de tratamento e o prazo de internamento.

 A mãe do morador de rua que ficou famoso nas redes sociais após pedir para ser fotografado em frente à Catedral de Curitiba, Edith Claurence Silva, disse em entrevista ao G1 que o filho já foi modelo, mas abandonou a carreira e passou a ser usuário de crack.

Ela afirmou que não vê o filho há 30 dias e que quando aparece é para pedir comida e voltar para a rua. "Ele não precisa disso, tem família em casa. Mas desde que entrou no mundo das drogas é assim (...), não aparece mais e vive em qualquer lugar. Essa é a vida que ele escolheu. É muito triste, em alguns casos, tem algumas crises e fica violento. Mas eu quero tirar ele da rua, só que não posso pagar uma clínica. Já tentamos internar, mas ele não parou".

Edith ainda disse que tem bastante esperança de que o rapaz volte a ter uma vida longe das ruas. "Quero salvar ele disso, sei que tem clínicas boas que podem fazer isso".

 A foto em que o rapaz aparece enrolado em um cobertor teve repercussão após ter sido postada por uma garota no Facebook. Ela contou no comentário da rede social que o jovem a abordou no local e pediu para ser fotografado. Ele queria ficar famoso "na rádio".

A moça afirmou que "na rádio" não poderia colocar, mas que no Facebook ele poderia ficar famoso, pelo menos entre os amigos dela. Até a manhã desta quinta-feira (18), a imagem tinha mais de 41 mil compartilhamentos e ganhou repercussão como "mendigo gato de Curitiba".

 Carreira de modelo
Segundo a empresária Irene Valenga, o rapaz fez um contrato com a agência de modelos dela em 2002. "Eu sou olheira da agência. Sempre estou de olho se vejo uma pessoa que tenha um rosto interessante e que tenha uma altura padrão. E um belo dia eu encontrei ele na rua e entreguei o cartão. Ele tinha acabado de voltar de Mato Grosso, onde morava com a família. No outro dia ele procurou a agência".

Segundo Irene, o rapaz sempre levou "jeito" para o mundo da moda. "Ele sempre foi muito educado e sempre levou jeito como modelo. Durante o período do curso, ele conquistou todos os documentos que o reconheciam como tal. Nós até conseguimos um trabalho para ele por dois anos,  mas como ele queria um trabalho fixo, não pude ajudar por muito tempo".

A olheira contou que depois que encerrou o contrato no trabalho oferecido pela agência, o rapaz sumiu e ela nunca mais o encontrou. "Em 2011, ele apareceu aqui na agência. E eu me surpreendi muito porque ele estava enrolado em um cobertor, acredito que o mesmo da foto, e drogado. Eu até perguntei o que poderia fazer para ajudá-lo. Ele pediu um lugar para dormir e dinheiro. Como eu vi o desespero dele, sugeri interná-lo em uma clínica de reabilitação, mas ele não quis".

"Eu acho que Deus está dando uma segunda chance pra ele. Sozinho ele não conseguiria. Tenho certeza que a partir disso a sociedade vai se unir e conseguir uma boa clínica", ressaltou Valenga.

Irmã afirma que já tentou internação
A irmã do morador de rua, que é da cidade de Joinvile, disse à reportagem da RBS TV que soube da repercussão do caso pela mãe. Ela afirmou ainda que a familia já tentou o internação diversas vezes, mas que ele não aceitou.

Moradores e usuários de droga conhecem o jovem

Essa semana, no local, a reportagem do UOL conversou com usuários de drogas, comerciantes e integrantes do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR) e descobriu que o rapaz é conhecido na região.

Segundo o Movimento Nacional da População de Rua (MNPR), que auxilia moradores de rua, ele chegou a ser encaminhado para a Casa de Acolhimento São José. "O problema dele é o crack”, afirmou Regiane da Silva Keppe, integrante da organização.

Os comerciantes da região também lembram da figura. "Ele aparece aqui quase toda noite. Parece meio louco, acho que por causa das drogas”, afirmou Jefferson Alves Leite, que trabalha em uma barraca de cachorro-quente no local. O proprietário do estabelecimento, Edgar Weber, também conhece o rapaz: “Essa história só vai deixar ele mais perdido”, afirmou.

Uma funcionária da região, que não quis se identificar, disse: "Ele é bonito mesmo, devia ser modelo."
"Espero que ele se recupere", desabafa mãe

Também esta semana, a mãe do rapaz, Edit Claurene Silva, disse à Band que, desde que o filho saiu de casa, no ano passado, a rotina da família mudou. “Quando ele saiu ano passado, a gente não teve natal, ano novo. As coisas não têm mais graça. Chove e a gente fica pensando onde ele poderia estar. Espero que ele se recupere agora”, desabafou, à emissora.

Nunes morava em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, com os pais e com duas irmãs. Além de se modelo fotográfico, trabalhou como vendedor e feirante.

"Mendigo de Curitiba" é conhecido por moradores do centro de Curitiba

Depois de virar um dos assuntos mais comentados do Facebook, nesta quarta-feira (17), após ter uma foto sua compartilhada cerca de 37 mil vezes, o homem que vem sendo chamado nas redes sociais de o “mendigo de Curitiba” virou alvo de especulações. A reportagem do UOL foi até a praça Tiradentes, local no centro da capital paranaense onde a foto foi feita, para conversar com usuários de drogas, comerciantes e integrantes do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR) e descobriu que o rapaz é conhecido na região.


Os comerciantes da região também lembram da figura. "Ele aparece aqui quase toda noite. Parece meio louco, acho que por causa das drogas”, afirmou Jefferson Alves Leite, que trabalha em uma barraca de cachorro-quente no local. O proprietário do estabelecimento, Edgar Weber, também conhece o rapaz: “Essa história só vai deixar ele mais perdido”, afirmou.

Uma funcionária da região, que não quis se identificar, disse: "Ele é bonito mesmo, devia ser modelo."

Mas não é só pela beleza que o rapaz é lembrado pelas pessoas que circulam no centro de Curitiba. Segundo Luciano Romão, proprietário de um quiosque na praça, o morador de rua é “muito chato” e nem mesmo os outros usuários de drogas gostam dele. “Ele fica ‘zanzando’ por aqui. Enche o saco das pessoas, pede coisas e depois sai por aí, sem rumo”, disse.

O cara vive andando, é pilhado, e perturba um pouco, mas não chega a incomodar”, afirmou Carlos Humberto, mais conhecido como “Pulga”, um morador de rua da área.

Benedito Antonio da Silva, atendente de uma lanchonete ali, também confirma que o “mendigo de Curitiba” costuma perambular pela praça. “Olha, ele dorme por aí. Sempre o vejo na hora do almoço ou um pouco antes. Não incomoda, mas dizem que ele realmente é um chato.”

A partir da publicação, o post se tornou uma espécie de viral na rede, com comentários de todos os tipos, dos mais sarcásticos aos mais bem-humorados.
Internauta diz ser irmã do rapaz

Segundo Rubiana Nunes, que se apresentou no Facebook como irmã do rapaz, ele é um viciado em crack que vive pelas ruas do centro de Curitiba (PR).

Rafael Nunes da Silva. Este é o nome deste rapaz, ele é meu irmão de 31 anos”, afirmou. Em seu perfil no Facebook, ela diz que o irmão já trabalhou como modelo, estudou e tem família, mas não quer ser tratar. "Foi internado dezenas de vezes e é agressivo com nós, familiares, enfim, ele está nas ruas por que quer, fala que está feliz”, escreveu.

Estou muito assustada com tudo isso”, afirmou Rubiana.

O caso

A beleza do “mendigo” foi o que chamou a atenção de milhares de pessoas que acompanharam o caso nas redes sociais depois que a internauta Indy Zanardo postou uma foto na terça-feira, como o comentário: “Este rapaz chegou até mim nas ruas de Curitiba e me pediu se eu poderia tirar uma foto dele e eu me perguntei para que , ele me respondeu: Para colocar na “radio” quem sabe eu fico famoso… Na “radio” eu não posso por mas aqui no mural do meu Face sim, e ele será famoso entre meus amigos…”

Texto Retirado do Portal Ponta Grossa



Nenhum comentário:

Postar um comentário