18 de fevereiro de 2015

Sobre as pessoas só entenderem o que querem.

"Olhe por mim. Tente olhar através dos meus olhos. Tente ver o meu porque. Olhe por meus olhos. Leia minha expressão. Interprete meu silêncio. As razões estão aí nas entrelinhas e só peço que você as compreenda. Não repita somente uma das minhas frases, repita todo o conjunto. Eu sei que quando a raiva passar você vai pensar melhor, então por que você não respira fundo agora? Eu tentei escolher minhas palavras, procurando a melhor, para que no final, a salada de frutas ficasse satisfatória, mas, você só separou as palavras amargas. O doce e gentil morango e a gentil maçã está lá a sua espera. Compreenda. Eu sei que você é inteligente. Se te importa, releia. Se não te importar, esqueça. Por que para mim não adianta tentar encher uma taça que já está completa. Esvazie sua mente e pense com clareza. Vai ver que ainda temos o que conversar."



Quantas vezes gastamos horas e horas conversando com alguém, tentando dar um conselho ou uma explicação razoável e ela simplesmente escolhe uma só parte para entender? Quanto de tudo que ouviram elas irão absorver realmente? Não quero generalizar, mas, a maioria das pessoas só entendem uma pequena parcela do que dizemos, a maior parte (e até pode ser a mais importante) acaba ficando para trás. Nessas horas, soltamos aquele grande suspiro e deixamos o assunto pairar, afinal, o que vale um explicação elaborada para alguém com pouco poder de absorção?
Não quero ser moralista, os receptores tem seus motivos> cabeça cheia, mal humor, dor e etc. Você já foi um mal receptor algum dia, aposto. Eu nunca sei o que fazer nessas situações, correr atrás do prejuízo alheio e tentar fazê-lo entender tudo ou pelo menos o essencial, ou, deixar por assim estar e ver onde a coisa toda vai dar. Sinceramente, eu gosto quando o que digo é entendido. Quando consigo pensar, tento elaborar o que digo de uma forma bem simples e direta (e rápida) mas quando deixo o impulso falar aí eu sei que vira uma completa sala de frutas. Então sempre fico um verdadeiro caos quando não tenho certeza se a pessoa me entendeu completamente.

E você? O que faz quando esse tipo de coisa acontece?

Nenhum comentário:

Postar um comentário